O Homem e o Trabalho, por Ida Della Monica

Tempo de leitura: 2 minutos

Ida Della Monica

O dom natural da vida é trabalhar. Trabalho é movimento. Movimento é transformação e o princípio de toda transformação é modificar algo para melhor, segundo as leis naturais. Podemos definir, então, que trabalho é progresso. Sem progresso, isto é, sem trabalho, teremos estagnação ou regressão.

O homem traz consigo uma força que o impulsiona ao progresso e à evolução, pois essa é a razão de sua existência. Sem essa força, ele sucumbirá, deixará de existir.

O que estamos assistindo hoje, de camarote, é a destruição do ser humano. O vírus destruidor, propagando-se por todo o planeta se chama Desemprego. Foi produzido num laboratório chamado Egoísmo.

O desemprego é uma das maiores violências de nosso tempo e continua crescendo. A cada dia homens e mulheres são destituídos de seus empregos, levando-os ao desespero. A família, sem sustentação e sem condições de suprir suas necessidades básicas, descobre um mundo de humilhação e desesperança. O problema merece tratamento emergencial, prioritário. Nós, cidadãos espíritas, não podemos ficar omissos. Cada um de nós pode contribuir de alguma forma. Basta boa vontade, mas não só boa vontade. É preciso ação e a principal delas é combater o egoísmo. A divulgação dos princípios fundamentais do Espiritismo é o antídoto eficaz para conter e extirpar esse mal da Terra.

Houve uma inversão de valores numa parcela da sociedade detentora do poder. “Deus deu aos homens a inteligência para compreenderem e se guiarem nas coisas terrenas e celestes”. É preciso usar essa inteligência. Homens não são robôs. Homens não são máquinas. Homens choram…

É para você, homem de hoje, que dedico algumas palavras: Decida-se a caminhar. Não tenha medo de ousar. Somos árvores e todos carregamos a semente dentro de nós mesmos. Na semente estão nossas qualidades, nossas aptidões. Descobrir, buscar dentro de si essas qualidades gerará criatividade. A criatividade te impulsionará a construir, a começar tudo de novo, incansavelmente. Chegou o tempo de usar a mente e o coração, ou seja, a razão e a intuição. Essa descoberta de si mesmo fará a semente germinar e, assim, a árvore produzirá seus próprios frutos. O Brasil é um país imenso. Existe um imenso potencial produtivo inexplorado. Pense nisso! Tudo na vida sempre tem uma saída. Vista-se de coragem e siga em frente!

OS TEXTOS DA EDIÇÃO

EDITORIAL: LEI DO TRABALHO: CONTEXTOS, SONHOS E DESAFIOS

Em tudo é o mesmo suor, por Marcus Vinicius de Azevedo Braga

O Homem e o Trabalho, por Ida Della Monica

O Trabalho como fator de evolução, por Vítor Ronaldo Costa (in memoriam)

O fator evolutivo do Trabalho, por Nelson Santos

Trabalho e Evolução, por Alberto de Souza Rocha

O homem sem Trabalho não pode evoluir, por Leopoldina Xavier

Trabalhador sim senhor!, por Marcelo Henrique

Administrador site ECK

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.