Quem procura estudar o Espiritismo
E participar das atividades espíritas deve seguir um rito adequado para que o conhecimento seja pleno e efetivo.
O Codificador da Doutrina dos Espíritos, o Espiritismo
Foi Allan Kardec, o Codificador da Doutrina dos Espíritos quem estabeleceu um roteiro para a iniciação nos temas espirituais-espíritas.
Em “O livro dos médiuns”, item 35, ele afirma que os que desejarem “adquirir essas noções preliminares” acerca do Espiritismo, é aconselhada a seguinte ordem:
1º) “O que é o espiritismo”,
Uma brochura de uma centena de páginas, de fácil e rápida leitura, que oferecem, sobretudo aos novatos, respostas às principais perguntas e objeções que são feitas;
2º) “O livro dos espíritos”,
O qual contém a doutrina de forma COMPLETA, apresentado toda a filosofia e, principalmente, as consequências morais;
3º) “O livro dos médiuns”,
Verdadeiro guia para os que desejam se dedicar à prática das manifestações, complemento, portanto do livro anterior; e,
4º) a “Revista Espírita”,
O Jornal de Estudos Psicológicos criado por Kardec para a análise das comunicações mediúnicas e a discussão dos fundamentos espíritas, em doze volumes, editados de 1857 a 1869, sob sua supervisão direta.
E depois?
Há outras obras consideradas complementares, também publicadas por Kardec, que devem ser lidas e estudadas completando o conhecimento espiritista.
Não há, portanto, nenhum “Pentateuco Espírita”, expressão equivocada que é utilizada por muitos espíritas, para “aglutinar” aquelas que seriam, por eles, consideradas essenciais e “superiores” as demais. Vale dizer, ainda, que, somando-se todas as publicações feitas pelo professor francês, chegamos ao número de trinta e duas. Postumamente, ou seja, após a morte de Kardec, seus continuadores reuniram textos esparsos em “Obras Póstumas”.
2 thoughts on “Espiritismo – Comece pelo Princípio”