Tema: Filosofia Espírita: ela existe realmente? – 19.02 – 8a live

Tempo de leitura: < 1 minuto

TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

https://www.youtube.com/c/EspiritismoComKardec

Resumo

Chegamos à oitava e antepenúltima live do IV Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE) do ECK, no dia 19 de fevereiro de 2022. Às 18h30, Jerri Almeida (RS) tratará do tema “Filosofia Espírita: ela existe realmente?”. Os debatedores serão Beto Souza (RS) e Débora Nogueira (SP) e a Moderação, de Marcelo Henrique (SC).

Quando Kardec definiu o Espiritismo, trazendo para o contexto planetário os conhecimentos espirituais, ele cunhou: “Filosofia espiritualista com bases científicas e consequências ético-morais”. A Filosofia Espírita é, assim, a sua essência e natureza.

O que é a Filosofia? Quem foram (e são) os Filósofos Espíritas? Kardec foi um Filósofo do Espiritismo? Considerando afirmativa a resposta a esta questão, depois dele, quem mais assumiu esta posição, no chamado “movimento espírita”, tanto o originário, francês, quanto no nosso contexto, brasileiro? Faz-se Filosofia Espírita, atualmente?

Há que se considerar, por exemplo, como relevante, a realidade dos espíritas brasileiros (e, até, de outros países, na atualidade) diante do próprio Espiritismo, considerando-o, majoritariamente como uma religião – categoria que jamais Kardec pretendeu inserir a Doutrina dos Espíritos. E as repercussões e consequências diretas que esta opção acarreta.

Ressignificar o Espiritismo colocando-o no panteão das ideologias, escolas e especialidades intelectuais do nosso tempo passa necessariamente pelo total entendimento da proposta filosófica espírita, buscando na experimentação (ciência) e na contextualização existencial (consequências ético-morais), elementos paritários essenciais.

Então, esperamos você na oitava live do IV LiPE, com sua qualificada participação. Até lá!

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
https://www.comkardec.net.br/category/iv-lipe-2022/

Administrador site ECK

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.