Experimento ECK: Inteligência Artificial analisa depoimentos sobre “O livro dos Espíritos”

Tempo de leitura: 5 minutos

Por editores do Portal ECK

Uma das iniciativas promovidas em abril pelo Portal ECK foi a ação “Encontros com ‘O livro dos Espíritos’”. Na ocasião, leitores e seguidores foram convidados a relatar publicamente como ocorreu o seu primeiro contato com a obra basilar do Espiritismo. O objetivo foi criar um registro significativo sobre a contribuição de Allan Kardec para a vida e a trajetória de cada um, aproveitando também as comemorações dos 8 anos do Coletivo ECK.

A participação foi espontânea, sem sorteios ou incentivos materiais. A única motivação era valorizar a obra inaugural do Espiritismo como um marco na trajetória pessoal e na descoberta da Doutrina Espírita.

Clique na imagem e faça o download da obra “O livro dos Espíritos”.

Com o intuito de realizar um experimento tecnológico e uma análise qualitativa para identificar padrões temáticos, o Portal ECK submeteu os depoimentos a uma Inteligência Artificial (Chat GPT, versão GPT-4 Turbo). O propósito foi obter um resultado semelhante ao que se espera de uma análise de grupo qualificado, com a categorização parcial das respostas. Vale salientar, inicialmente, que todos os participantes demonstraram familiaridade com o Espiritismo e, em especial, com a obra em questão.

Dos 60 registros disponíveis na página principal (neste link), foram analisados cerca de 50 comentários, escolhidos aleatoriamente pela IA. Esses relatos abordam diversos aspectos: se a leitura provocou transformação pessoal; como foi o primeiro acesso ao livro; em que momento da vida ocorreu a leitura, entre outros pontos. Depoimentos publicados em formato de artigo não foram considerados na análise.

Dados e análises

Um dos atributos mais utilizados da Inteligência Artificial em empresas de diversos segmentos é a capacidade de executar tarefas em série, com rapidez. Atualmente, a IA é aplicada em áreas como elaboração de orçamentos, planejamentos organizacionais, elaboração de provas e testes para estudantes, preenchimento automático de e-mails, atendimento via chat com consumidores, análises de crédito e diversas outras frentes.

No campo editorial, destacam-se usos como resumos de notícias, traduções automáticas, geração de receitas culinárias e muito mais.

Vale ressaltar que o método adotado pelo Portal ECK não seguiu critérios científicos rigorosos, sendo composto por diferentes prompts gerais e específicos baseados na identificação de pilares conceituais em comum que se pode destacar nos depoimentos. O objetivo foi explorar, de forma experimental, o uso da IA na geração de informações específicas, como comentários e análises e as conclusões a partir dos dados coletados.

É importante considerar, também, a possibilidade de alucinações, ou seja, respostas imprecisas geradas pela IA. Ainda assim, devido à natureza dos depoimentos — compostos por respostas abertas com incidência de temas recorrentes —, as análises da IA podem ser consideradas razoavelmente confiáveis.

A análise não apresenta porcentagens, já que foi baseada em dados qualitativos. Como as respostas eram abertas, um mesmo depoimento, por similaridade ou adstrição, pôde ser incluído em mais de uma categoria.

Exemplo: se alguém relatou que leu “O livro dos Espíritos” por curiosidade, e isso transformou sua vida, esse único relato foi classificado tanto em “curiosidade” quanto em “transformação pessoal”.

Acompanhe, a seguir,  a análise conforme apresentada pela IA dos depoimentos, com “principais categorias emergentes nos relatos”, por número de ocorrências:

Transformação pessoal profunda

    • Comentários mencionando: mudança de vida, nova compreensão da existência, alívio de dores emocionais, etc.
    • Frequência: 27 vezes

Contato inicial por curiosidade ou busca espiritual

    • Muitos relataram ter iniciado a leitura por “curiosidade”, na “busca por respostas” ou por sentirem um “vazio existencial”.
    • Frequência: 22 vezes

Indicação de terceiros (familiares, amigos, casas espíritas)

    • Vários leitores conheceram o livro por meio de alguém próximo ou ao frequentar uma casa espírita.
    • Frequência: 18 vezes

Importância da razão e coerência doutrinária

    • Diversos relatos destacam que “O livro dos Espíritos” se destacou por ser lógico, racional e coerente.
    • Frequência: 14 vezes

Leitura difícil no início, mas transformadora depois

    • Muitos mencionam que a linguagem e estrutura da obra foram, inicialmente, dificultadores, mas que ao insistirem eles se sentiram recompensados.
    • Frequência: 11 vezes

Leitura na juventude/adolescência

    • Alguns relataram ter conhecido o livro ainda na infância ou adolescência, normalmente por influência familiar.
    • Frequência: 9 vezes

Reencontro após afastamento do Espiritismo

    • Casos de pessoas que haviam se afastado e, ao retomar a leitura da obra, sentiram-se novamente conectadas.
    • Frequência: 7

Exemplos de expressões recorrentes

Comentário dos editores do ECK: Ao ser indagada se as frases são literais a IA esclareceu que “essas frases não são literalmente repetidas por várias pessoas, mas refletem sentimentos e estruturas que aparecem em diversos depoimentos — por isso funcionam como “expressões recorrentes” em sentido qualitativo”:

  • Era tudo o que eu precisava ouvir.
  • Fez toda diferença na minha vida.
  • A clareza de Kardec me impressionou.
  • A leitura me libertou do medo da morte.
  • No início achei difícil, mas não desisti.

Possíveis interpretações do material apresentado:

  • A obra “O livro dos Espíritos” é percebida como um divisor de águas existencial.
  • Há, a partir dela, forte valorização do intelecto aliado à fé racional, em oposição a dogmas e misticismos.
  • O livro funciona como porta de entrada ao Espiritismo kardequiano para muitos, mesmo que o contato tenha sido indireto.
  • Existe uma narrativa coletiva de descobertas.

Gráfico de barras com os principais temas citados nos depoimentos sobre “O livro dos Espíritos”.

Nuvem de palavras criada a partir das expressões mais frequentes nos depoimentos.

 

Conclusões do ECK

Sem desmerecer a ferramenta, o Portal ECK optou por não solicitar à IA a formulação de conclusões sobre o levantamento. Acreditamos que essa interpretação cabe aos editores e também aos leitores, por meio de uma leitura atenta dos depoimentos compartilhados e dos resultados da análise da IA.

Para o ECK, o experimento foi válido. Ele reforça que a IA pode, sim, evoluir como ferramenta de apoio na tabulação e análise de dados, conteúdos e documentos no contexto do conhecimento espírita.

Além da análise feita pela IA — que, em si, não traz novidades significativas para quem já está habituado a reflexões a partir de conteúdos —, o que sobressai da experiência é a rapidez de sua execução e as possibilidades que se abrem para novas utilizações. Considera-se ainda que a IA tem a capacidade de guardar o histórico do desenvolvimento e das “conversas” trocadas no ambiente específico criado, podendo utilizá-lo em consultas futuras.

A experiência também demonstra a disposição do Coletivo ECK em estar na vanguarda da aplicação da IA no estudo do Espiritismo, conforme novas demandas forem surgindo — sempre com atenção ao uso ético e consciente, lógico-racional, da ferramenta.

Em abril de 2021, a Revista Harmonia ( LINK) apresentou um especial sobre “O livro dos Espíritos” (OLE), com colunistas traçando um painel semelhante ao levantamento atual. Naquela edição, foram relatadas experiências de amadurecimento pessoal, transformação moral e surgimento de novos valores, destacando como a obra trouxe uma abordagem racional, analítica e criteriosa à vida dos leitores.

Um dos artigos, assinado por Paulo Henrique de Figueiredo e Marcelo Henrique, ressalta a profundidade de OLE com lições que superam o conhecimento humano:

“Encontramos, no esclarecimento dos Espíritos, respostas que ultrapassaram o alcance teórico dos autores humanos (encarnados), pela profundidade e unidade sistêmica do ensino dos Espíritos Superiores. E, por isso, a obra precisa ser revisitada e entendida em sua completude, sem o caminho fácil da seleção de trechos ou itens, para fundamentar opiniões — quase sempre — limitadas.”

É isso em essência que o ECK busca promover com sua linha editorial, “Ações e Experimentos”: o aprofundamento contínuo na compreensão do Espiritismo.

Imagem freepik.

E você, leitor do Portal ECK, o que achou do experimento? Deixe seu comentário abaixo:

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.