E D I T O R I A L: A Revista Espírita Harmonia está de volta!

Tempo de leitura: 2 minutos

A Revista Espírita Harmonia está de volta! Desta vez, num formato eletrônico, com a mesma periodicidade – mensal – que o periódico possuía em sua versão anterior, impressa.

O novo projeto editorial contempla a publicação de EDIÇÕES TEMÁTICAS, para tratar de assuntos que estejam em voga, aos quais possam ser apresentadas abordagens, estudos e pronunciamentos.

Neste mês de fevereiro de 2021 o tema será Aborto, que desperta diversos posicionamentos e opiniões dentro e fora do movimento espírita.

Assim como no modelo anterior, o HARMONIA não pretende fechar questão sobre os temas tratados, mas apresentar, por meio de artigos assinados por espíritas brasileiros e estrangeiros (estes últimos em português, para facilitar o entendimento e a leitura), propostas de análise para o debate franco e espírita de tais questões.

Não era outra a proposta originária de Allan Kardec, ao publicar, por exemplo, o seu “Jornal de Estudos Psicológicos”, a “Revista Espírita”, para promover oportunas discussões e a maturação dos entendimentos espíritas acerca de determinadas temáticas.

Evidentemente, poderemos ter, em uma mesma edição, textos que podem figurar como contraditórios ou, no mínimo, diferentes visões sobre determinado assunto. Este contraponto é fundamental para quem estuda e se interessa pela contemporaneidade da Filosofia Espírita, já que, estruturalmente, o Espiritismo não se baseia em dogmas ou verdades preestabelecidas.

Do contrário, como bem afiançou Allan Kardec, em muitos dos seus textos, deve o Espiritismo ser Progressivo, tanto para estar acompanhando o progresso das Ciências em geral, como para avaliar novos textos ditados por Inteligências Invisíveis, por meio dos médiuns.

Esperamos que você aprecie o novo “formato” do HARMONIA e, se o desejar, pode nos sugerir temas que gostaria fossem abordados em cada EDIÇÃO TEMÁTICA.

Boa leitura!

Marcelo Henrique
Manoel Fernandes Neto

A seguir, os textos selecionados para esta edição. Acesse também pelo menu do portal ECK e pela home:

O processo da vida e o aborto, por Leonardo Boff

Enfoques mais profundos sobre o aborto, por Saara Nousiainen

O aborto e o paradoxo das religiões, por Jacira Jacinto da Silva

Aborto, entre a fé e a razão: um debate estéril! , por Homero Ward da Rosa

O espiritismo e o engajamento dos espíritas em movimentos oficiais contra o aborto, por Milton Medran Moreira

Administrador site ECK

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.