No âmbito dos Estudos Aprofundados do ECK, iniciamos uma nova série denominada “Textos Comentados”. Nela ponderaremos, periodicamente, sob a ótica racional e criteriosa, progressista e progressiva, embasada e fundamentada na ciência e na filosofia espíritas, não só os artigos kardecianos que necessitam de contextualização e atualização, em face dos avanços das ciências e da compreensão humana, bem como outros textos e produções que nos tem sido legados por estudiosos e pensadores espíritas, além de, se forem tornados públicos, textos psicografados na atualidade, para que possam estes ser avaliados dentro da premissa de serem (ou não) novos aportes de espiritual, como o mestre lionês recomendava.
Alguns textos escritos por Allan Kardec são verdadeiramente atemporais. Refletem a autoridade de um homem que, diante do seu próprio passado e presente (então no Século XIX), reunia condições intelectuais e éticas para introduzir uma nova Filosofia para a Humanidade.
Kardec escreveu trinta e duas obras. Sua vasta produção intelectual espírita é incontestável. Mas ela não deve ser idolatrada nem considerada como definitiva ou permanente, em razão dos elementos de progressismo e progressividade que devem nortear o diálogo entre vivos e mortos e do meio espírita com os representantes de filosofias e ciências humanas.
Isto faz com que o ECK publique ou republique em seu Portal todo material que possa servir de análise e avaliação dos estudiosos interessados, bem como inspire os espíritas de hoje a atentarem para questões que são da natureza humana, inferior e mutável, as quais levam a considerar, equivocadamente, como definitivos alguns textos (kardecianos) ou equivaler com os de Kardec textos produzidos na contemporaneidade, que não guardam consonância com os princípios espíritas, assim como representem, tão-somente, opiniões pessoais. Assim entendemos estar contribuindo para o próprio aperfeiçoamento de indivíduos e instituições que se dizem espíritas.
Ao trazermos um texto para essa Série, apresentaremos nossos comentários em “boxes” (quadros, com coloração diferente), inseridos logo após determinado trecho do original do texto selecionado, evitando interpolações e confusões.
Esperamos que você aprecie nossa iniciativa. E, se puder, compartilhe nossos links com seus amigos e companheiros espíritas ou interessados no Espiritismo!
Editorial ECK.
Acesse a seguir o primeiro texto da “Série Textos Comentados – ECK”
Imagem de Andrys Stienstra por Pixabay