Na midia: entrevista com Marcelo Henrique no jornal “Kardec ponto com” sobre a EdECK

Tempo de leitura: 3 minutos

BATE PAPO – EXCLUSIVO PARA CEI PARAÍBA I 10
CARLOS BARROS
editor de Pautas Especiais
para CEI Paraíba

LEIA NA PÁG. 10

Gazeta KARDEC PONTO COM Janeiro Fevereiro 2023 CEI Paraíba

OU leia a seguir:

BATE PAPO LITERÁRIO: MARCELO HENRIQUE, idealizador da Editora EdECK e coordenador geral do portal Espiritismo Com Kardec, Florianópolis – SC.

Por Carlo Barros

Quando surgiu a ideia de criar a EdECK, a editora virtual do grupo Espiritismo Com Kardec?
O Grupo “Espiritismo COM Kardec” está em processo de implantação progressiva de seus projetos. Nenhuma instituição inicia suas atividades atuando em distintas frentes, simultaneamente. A partir da criação do grupo, em 2017, várias iniciativas ou projetos vêm sendo iniciados e desenvolvidos, graças a uma equipe multidisciplinar com cerca de 30 (trinta) pessoas, do Brasil e da Europa. A Editora EdECK se propõe a ser uma ENCUBADORA de projetos literários, para alcançar o público espírita e não-espírita (interessado em espiritualidade).

Você teve a EVOC – Editora Virtual O Consolador, coordenada por Astolfo Olegário de Oliveira Filho (Arapongas – PR), como “fonte de inspiração”?
Não, não guarda qualquer relação. Conhecemos o trabalho do Astolfo desde a época em que atuávamos como articulistas do periódico virtual que ele coordena. Todavia, a proposta é bastante distinta. Nossa inspiração vem de editoras comerciais, sólidas no mercado. Embora o primeiro livro só esteja, por enquanto, em mídias virtuais (nos formatos Epub e PDF), há a perspectiva de edições gráficas, impressas. O mercado editorial é amplo e, cada vez mais, grupos organizados como o ECK criam suas editoras para expressar e difundir sua própria visão de mundo. Além disso, o mercado de e-reader (como o kindle) é uma realidade.

Como dar-se-á todo processo de editoração e publicação das obras (originais) enviadas por autores interessados?
A Editora tem um rito similar às das conhecidas editoras (espíritas ou não). Os originais são encaminhados à direção, que os distribui para exame dos avaliadores. Os critérios são os de pertinência (à proposta da EdECK), atualidade, oportunidade, interesse do público, adequação à principiologia espírita, correção gramatical e ortográfica, assim como respeito ao gênero literário a que se propôs escrever o autor. Aprovado em todos os quesitos, a obra é submetida, em retorno, ao escritor, para aprovação. Por fim, há todo o tratamento gráfico, estético e de arte da capa, com o “boneco” da versão final aprovada pela equipe e pelo autor.

A EdECK já conta com uma equipe de pessoas com experiência em criação de capas, layout de páginas, ilustração e revisão para dar qualidade ao produto colocado no concorrido mercado editorial espírita?
Sim e todos voluntários. Vários possuem experiência nas áreas acima e também correlatas. Quanto à concorrência no aludido “mercado editorial”, a EdECK não propõe se posicionar “frente” às demais editoras (gráficas ou virtuais), uma vez que os “produtos” a serem disponibilizados (livros e similares) têm uma abordagem diferente da grande maioria dos itens literários hoje disponíveis. A EdECK, pelas áreas escolhidas (filosofia, ciência, democracia, política social, religião e laicismo, entre outras) está na vanguarda editorial e mesmo que lance obras que possam ser consideradas similares a algumas editadas pela “concorrência”, a diversidade de opções será salutar para o público leitor.

A editora virtual vai fazer uso de critérios de avaliação para publicar ou não determinada obra?
Sim e sempre. Os critérios de aprovação dos originais são claros e guardam correlação com a identidade do ECK. Após o recebimento e a competente análise, a EdECK retorna ao autor informando acerca da aprovação ou rejeição da obra. Inclusive, no caso de rejeição, a exposição de motivos para tal concede ao mesmo a possibilidade de refazer algum(ns) ponto(s) e encaminhar novamente para apreciação. Tudo com absoluta transparência.

Quais seriam os formatos dos livros produzidos pela editora do ECK?
Inicialmente os formatos Epub e PDF, para disponibilização em dois formatos possíveis, de acordo com a escolha do leitor interessado. A eles será agregado, sempre que possível e oportuno, o formato impresso, contando com a impressão e encadernação de gráficas parceiras, por processo de tomada de preços.

Quanto custaria em média um livro publicado com mais de 100 páginas?
Nos formatos até agora disponíveis – Epub e PDF – não há custos. A composição do produtor final é feita de modo voluntário – mas estritamente profissional – e não gera cobrança de qualquer honorário.

Como o escritor iniciante deve proceder para fazer contato com a EdECK e ter a sua obra publicada e lançada no mercado editorial espírita?
O interessado deve entrar em contato por e-mail (edeck@comkardec.net.br) para a exposição de motivos relacionada à sua produção literária, podendo ou não, de início, encaminhar os originais.

Suas considerações finais, com nosso agradecimento por sua colaboração neste BATE PAPO LITERÁRIO com a CEI Paraíba.
Agradecemos o valioso espaço concedido pela CEI Paraíba na difusão desta iniciativa do ECK, sabedores que o atento público leitor da gazeta KARDEC Ponto Com ficará interessado na produção literária, podendo acompanhar pelo nosso portal (www.comkardec.net.br) as novidades neste segmento, assim como as notícias afetas ao rol de projetos do grupo

Administrador site ECK

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.