Reportagem de Claudia Jerônimo e Francisco Gonçalves da Silva
***
Obra lançada em São Paulo reafirma a vinculação do Espiritismo (de Kardec) com os ensinamentos de Jesus.
***
Estivemos presentes, representando o Coletivo “Espiritismo COM Kardec – ECK”, no último dia 8 de novembro, na sede da Fundação Espírita André Luiz (FEAL) – Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz, ao lançamento do livro “O Espiritismo é obra de Jesus”, de Paulo Henrique de Figueiredo, Lucas Sampaio e outros coautores. Na ocasião todos os que participaram diretamente da composição do livro foram apresentados ao público.
Na palestra, Paulo Henrique, dotado de ótima oratória, iniciou afirmando que o Espiritismo é obra de Jesus e que o bem se faz com cooperação, que já estamos em regeneração, que felicidade é participar de uma obra coletiva, inspirada por Espíritos Superiores.
O papel de Kardec
Explanou acerca de algumas partes do livro, como algumas das encarnações do Espírito Rivail, além da que interessa de perto aos espíritas (como Allan Kardec). Neste sentido, foi incisivo para destacar que, em vivências anteriores, teria sido Platão, na Grécia Antiga, o profeta Elias, João Batista, e o reformador protestante Jan Huss.
Afirmou, também, a relação direta de Kardec com Jesus, destacando que este estaria identificado na obra espiritista como o “Espírito Verdade”, apesar de Kardec ter decidido não afirmar isso em seus livros.
Complementarmente, destacou que tais informações seriam constantes das “Cartas de Kardec”, que fazem parte do acervo da FEAL, as quais foram traduzidas e são partes integrantes da obra que estava sendo lançada. Inclusive, na oportunidade, foi homenageado o Sr. Onofre, que foi o responsável pelo resgate dos documentos que estavam de posse da família do escritor e pesquisador espírita Silvino Canuto de Abreu.
As pesquisas sobre a Filosofia Espírita e a necessidade do estudo
Paulo Henrique demonstrou que a influência dos Espíritos está presente desde a sua obra sobre Franz Mesmer, no que, desde lá, tem sido orientado e inspirado por diversos Espíritos, auxiliando o direcionamento das pesquisas. Também salientou a existência de um grupo mediúnico, de nome Matheus, cujo desempenho foi fundamental para a produção de “O Espiritismo é obra de Jesus”.
Fica o convite para a leitura da obra – que adquirimos no evento – por todos aqueles que se interessam sobre a proposta espírita e seus fundamentos. Inclusive para submeter os documentos embasadores e do conteúdo literário ao método desenvolvido por Kardec, o Controle Universal dos Ensinos dos Espíritos (CUEE), a fim de demonstrar a validade dos afirmações nela contidas. E, em consequência, sugerimos que se realize o estudo sistêmico dos manuscritos de Kardec, inclusos no livro.
Para adquirir o livro:
O Espiritismo é Obra de Jesus – Comprar em Mundo Maior
Fotos do evento:








