A u t o r
Ricardo C. Mastroleo
A n o
2003
O r i g e m
EADE - Estudos avançados de Doutrina Espírita
R e s u m o
Dentre os diversos campos da física, talvez a mecânica quântica seja hoje aquela que exerça um maior fascínio entre as pessoas cujas áreas de atividade não estejam ligadas à pesquisa ou ensino de física. Esse interesse popular e curiosidade pelo assunto faz com que muitos artigos sejam publicados na imprensa não-científica, muitos dêles trazendo mais confusão do que a elucidação e clarificação a que se propõe. Infelizmente a imprensa espírita também não está imune a este tipo de artigos. Não é incomum a publicação de artigos espíritas que, sem fundamentação científica, tentam atribuir aos fenômenos espirituais propriedades características da física quântica.
Um dos objetivos deste artigo é mostrar que qualquer afirmação que se proponha a estabelecer conexões entre as fenomenologias espiritual e quântica é, no atual estágio de nosso conhecimento científico, prematura e portanto faz sentido ser feita apenas dentro de um contexto puramente especulativo e sem deixar nenhuma dúvida de que se trata de afirmação não confirmada e não aceita pela comunidade científica.
É importante salientar que a física quântica, desde o seu surgimento no início do século XX até os dias de hoje, cresceu e amadureceu como uma teoria que trata estritamente das interações entre os diversos componentes que formam a parte material da natureza que podemos observar. A natureza espiritual não é e nunca foi objeto de seus tratados. Comprovar ou não se os fenômenos espirituais são governados, mesmo que em parte, por leis quânticas é algo que ainda requer futura investigação.
Antes de tentarmos estabelecer correlações entre qualquer teoria da física e Espiritismo, é importante que conheçamos o contexto no qual essa teoria foi formulada, as questões que nesse contexto faziam sentido serem perguntadas e as respostas encontradas. Sem esse conhecimento, corre-se o risco de fazer-se afirmações imprecisas ou errôneas que confundem e deseducam. Assim, este artigo também se propõe a fornecer uma sucinta revisão histórica da evolução dos principais conceitos da física nos 3 séculos anteriores ao surgimento da mecânica quântica bem como uma análise nas mudanças que essa evolução causou na percepção do homem a respeito do universo no qual vivemos.
Imagem meramente ilustrativa de Gerd Altmann por Pixabay
Clique aqui para download (formato .PDF)
