2022, o que ficou. 2023, o que virá..

Tempo de leitura: 2 minutos

***
“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”, Epicuro (341aC-270aC).
***

Era 11 de abril. O ano, 2017. Nascia, ainda timidamente, com poucos membros, convidados a partir da lista de amigos, no Facebook, o grupo “Espiritismo COM Kardec – ECK”.

Nascia com uma proposta clara, a de repensar as práticas espíritas, a partir da metodologia apresentada por Allan Kardec, ao constituir e codificar a Doutrina dos Espíritos, um espaço de livres-pensadores para, com elegância, respeito e diálogo, construir e apresentar aos espíritas brasileiros e, também, de outros países, uma opção de caminho para retomar o objetivo maior do Espiritismo; o progresso individual e social.

Nestes (quase) seis anos, o pequeno grupo de conversação cresceu e ocupa as principais plataformas das redes sociais. Tem um canal ativo e produtivo de vídeos e, estes, também estão disponíveis em todas as plataformas de áudio na web, para você ouvir quando puder e quiser. E o portal “Com Kardec”, é claro, lugar onde você está lendo este texto retrospectivo.

O filósofo grego do período helenístico nos dá a primeira letra: olhar com gratidão e reconhecimento para o nosso passado coletivo, valorizando todas as vivências, experiências e iniciativas, assim como todas as pessoas que passaram e as que prosseguem “com Kardec”. Ser grato, assim, é o primeiro passo para entender a complexidade das relações humanas e o “ser no mundo”, sem deixar-se levar pelas influências capazes de perturbar a nossa marcha (evolutiva) como disseram os Espíritos Superiores.

O presente, que é este 2022 que caminha para seus últimos suspiros, o “ano velho” para quem iremos dizer adeus, como reforça o cancioneiro popular, nos alegra, nos traz satisfação, e nos faz pensar em tudo o que conseguimos – juntos – empreender. Uma singela frase repetida nos grupos espíritas (“o conjunto é que opera”) dá a exata noção de que, para termos caminhado tanto, foi imprescindível renunciar a ideias pessoais, compreendendo melhor o(s) outro(s) e somando os “talentos” (que o Pai nos confiou).

E o futuro? Encaramos sem medo, mas também sem a sofreguidão de querer fazer o impossível, ou de ansiosamente querer que o fruto da árvore logo amadureça. Porque, diante da árvore espiritual que brotou naquele outono de 2017, e que vem crescendo, há os que procuram, apenas, a sombra que ela projeta, para descansar alguns instantes. Há os que são atraídos pelo perfume das flores que encantam vários dias. Outros vêm buscar o sabor dos frutos e, por terem sido bem alimentados, prosseguem por muito tempo, entre nós. E, por fim, há os que buscaram conhecer as (próprias) raízes, e com a força delas, ficam a vida inteira.

Mas, espera… Como assim vida inteira? São cinco para seis anos! É uma “criança”, o ECK! Sim, sem dúvida. Uma criança reencarnada, com todo um passado que a trouxe ao presente. Mas estamos falando de futuro, não é?

Então, que venha e bem-haja este 2023, e que você esteja por aqui, seja para refrescar-se na sombra, para admirar o perfume das flores, para nutrir-se com os frutos e, se tiver “se encontrado”, que você também esteja entre as nossas raízes.

E o que virá em 2023? “Ódios aplacados, temores abrandados, será pleno” (Guilherme Arantes)…

Photo by Sesha Reddy Kovvuri on Unsplash

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

2 thoughts on “2022, o que ficou. 2023, o que virá..

  1. O ECK ” nasceu ” no mesmo tempo em que eu conheci o Espiritismo, o de Kardec, tb estou dando os primeiros passos e a minha gratidão é enorme por me terem convidado para ” me nutrir com os frutos ” deste conhecimento que muda as nossas vidas. Gratidão ECK e a todos vós que me acolheram com tanto amor. Obrigada.Bem-haja.Rosário

  2. Que texto bacana! Parabéns por acreditar, por ter plantado as primeiras sementes, Marcelo. O grupo cresceu e está cada vez mais forte! Me sinto honrada e muito grata por fazer parte do ECK! 🙏🏻✨

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.