Sete vezes sete vezes: o LiPE em sua sétima edição

Tempo de leitura: 2 minutos

Marcelo Henrique, Coordenador-Geral do ECK

***

Chegando à sétima edição, o LiPE se consolida como um genuíno espaço para o livre-pensar espírita, sob as balizas da dialética, da dialógica e da progressividade dos ensinos dos Espíritos.

***

Criado em 2017, o Coletivo Espiritismo COM Kardec (ECK) realiza, neste 2025, o seu VII Fórum do Livre Pensar Espírita, o LiPE. O evento é um fórum filosófico-científico-cultural internacional, cuja finalidade é promover o estudo, a pesquisa e os debates livres, pautados na teoria espírita de Allan Kardec (1857-1869), consoante suas trinta e duas obras (link https://www.comkardec.net.br/as-32-publicacoes-de-allan-kardec-arquivo/), agregando ao edifício original kardeciano os avanços científicos e filosóficos dos dois séculos seguintes, com a contribuição de inúmeros pensadores.

O objetivo central do evento é colaborar com a conquista (individual e coletiva) do conhecimento e do aprimoramento espirituais, considerando as possibilidades intelectuais e morais que a Doutrina dos Espíritos oferece ao progresso espiritual da Humanidade e ao desenvolvimento da autonomia crítica individual.

Estas premissas estão no próprio DNA e nas digitais do ECK (veja Editorial, neste link – https://www.comkardec.net.br/o-dna-e-as-digitais-do-eck/), que se constitui em um projeto “Kardecista, pluralista, laico, livre-pensador, humanista, progressista e progressivo, estabelecendo a dialética e a dialógica com o meio espírita e o não-espírita”.

Na edição passada do LiPE, em 2024, o Departamento de Comunicação Social Espírita do ECK produziu um texto explicativo da iniciativa (link – https://www.comkardec.net.br/lipe-a-ousada-proposta/), do qual convém repisar alguns pontos, que constituem os fundamentos da iniciativa:

1) A aproximação interpessoal calcada na realização de eventos (Lives), no endereçamento de “pessoas e instituições a alternativas comunicativas para todos os segmentos da existência”;

2) A transformação individual, “verbo que acompanha o Ser desde o início e até o infinito. A Ciência material chama de Evolução. A Filosofia Espírita codifica como Lei de Progresso. As transformações decorrem de eventos naturais ou humano-sociais. E é necessário estar atento e “se reinventar” a cada passo”; e,

3) A virtualização dos debates, “para possibilitar que as atividades humanas, de estudo, ensino, divulgação e prática (trabalho) não sofressem solução de continuidade […] realizados à distância e com participantes distantes entre si e audiência (por vídeo) sem limites de alcance”.

O VII Lipe, neste 2025, então, é uma ousada proposta, justamente para “materializar a proposta de Kardec, sobre os eventos espíritas (que ele chamou de Congressos (“Revue Spirite”, Dezembro/1868, “Constituição Transitória do Espiritismo”), como fóruns de debate e maturação de temas afetos ao Espiritismo”.

Sete vezes sete vezes, isto é, sempre! É com esse espírito que convidamos você, Espírito, a participar deste nosso sétimo fórum, de forma efetiva, assistindo ao vivo as Lives e consignando sua participação na forma de comentários e/ou questionamentos aos participantes de cada um dos sete dias, conforme a programação destacada ao final.

Então…

Voilá? Nous t’attendons avec joie, connaissance spirite et amitié! (Vamos lá? Nós esperamos vocês com alegria, conhecimento espírita e amizade!).

ACESSE
PROGRAMAÇÃO – VII FÓRUM DO LIVRE PENSAR ESPÍRITA 2025 – LIPE

Fontes:

ECK. (2024). “As 32 publicações de Allan Kardec”. Disponível em: <https://www.comkardec.net.br/as-32-publicacoes-de-allan-kardec-arquivo/>. Acesso em 25. Nov. 2025.

ECK. (2024). “LiPE: a ousada proposta”. Disponível em: <https://www.comkardec.net.br/lipe-a-ousada-proposta/>. Acesso em 25. Nov. 2025.

Editoria-Chefe. ECK. (202?). “O DNA e as digitais do ECK”. Disponível em: <https://www.comkardec.net.br/o-dna-e-as-digitais-do-eck/>. Acesso em 25. Nov. 2025.

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.