“Novas Vozes”: Projeto ECK abre espaço para jovens pensadores espíritas

Tempo de leitura: 2 minutos

Da redação do ECK

O coletivo ECK lançou, no mês de agosto, o projeto Novas Vozes. O objetivo é abrir espaço para jovens, a partir de 14 anos, publicarem textos no portal. (leia o primeiro texto publicado Folhas verdes de um jornal, por Lucca Botticelli). 

Para participação no projeto, os estilos editoriais são variados: são válidos artigos, crônicas, reportagens, contos e poesias. Todos os textos passarão por curadoria, seleção e preparação, incluindo revisão feita pelos editores do portal, com sugestões de melhoria e aprimoramento, que também possam oferecer orientações importantes para os autores.

Os temas dos conteúdos propostos pelo projeto podem unir espiritualidade com sociedade, arte, mídias, relacionamentos, sustentabilidade, assim como abordar outros assuntos percebidos como relevantes para a juventude.

Renovar e aprofundar

A ideia surgiu da necessidade de renovação de colunistas e pensadores na ambiência espírita online; a iniciativa está em sintonia com o projeto de transformação constante proposto pelo ECK. 

O coletivo vem abordando o tema juventude em diversos textos e manifestações, sugerindo ousadia, inovação e novas posturas da juventude diante de um movimento institucional envelhecido (leia Carta a um Jovem espírita, de Manoel Fernandes Neto).Também resgatamos um texto que está completando trinta anos (escrito em 1995), abordando a encruzilhada que os jovens enfrentam ao se depararem com dirigentes adultos que parecem ter esquecido o quão revolucionários e ativos foram em suas mocidades, tornando-se extremamente conservadores e dificultando o trabalho e a liberdade juvenis (acesse Serão conservadores os jovens, amanhã? , de Marcelo Henrique).

E em recente artigo sobre adultização, Marcelo Henrique e Marcus Braga falaram sobre a necessidade de “cogitar e aprofundar, nos debates, ante a dialética e dialógica necessárias e inafastáveis, as causas, consequências e como a interação dos fatos e das pessoas com a Doutrina dos Espíritos pode favorecer o melhor entendimento das temáticas, preservar nossos infantes e adolescentes desta ‘influência’ (negativa)” (leia Na hora da verdade, a adultização evoca a regulação). 

O projeto Novas Vozes é mais um fruto das convicções do coletivo ECK em relação à juventude.

Participe enviando textos para o e-mail abaixo e compartilhe, se puder, este nosso convite, com pessoas e/ou grupos espíritas:

contato@comkardec.net.br

Imagem de Peter Olexa por Pixabay

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.