O ponto de partida para o Estudo Contemporâneo da Mediunidade teve lugar com a edição de “O livro dos Médiuns” (1861), por Allan Kardec. Nesta obra, o Professor francês estabelece a Teoria da Mediunidade Segundo (ou Conforme) o Espiritismo. Sabemos, entretanto, que as chamadas manifestações mediúnicas, na Terra, datam de épocas imemoriais. Há indícios de que os humanos da pré-história (“homens da caverna”) já se valiam das faculdades mediúnicas.
Kardec afirma que TODOS somos médiuns. Em maior ou menor intensidade. Alguns ostensivos, outros não. O termo ANIMISMO não foi, de fato, empregado por Kardec no conjunto de suas 32 obras, mas o fato em si está, sim, presente em suas obras. A expressão vem do latim “animus”, que significa alma ou vida. Trata-se de uma sensibilidade particular, de compreensão daquilo que “excede” à matéria e aos sentidos puramente físicos, corporais ou materiais.
Acesse:
https://youtube.com/live/1OZGgcPpOwc?feature=share
É possível estabelecer, a princípio, uma distinção entre Animismo e Mediunidade, já que, neste último, a participação de um terceiro (Espírito desencarnado) em fenômenos e/ou comunicações.
Assim sendo, de pronto, é possível questionar:
1) O que há de positivo e de negativo no Animismo?
2) É possível diferenciar, num dado evento, a diferenciação entre Animismo e Mediunidade?
3) Quem consegue diferenciar Animismo e Mediunidade e no que se baseia tal diferenciação?
4) O meio espírita em geral se beneficia do Animismo? Sim ou Não? Por quê?
5) Qual o posicionamento, em geral, sobretudo do “mainstream” espírita em relação ao Animismo?
6) Que contribuições foram agregadas ao conteúdo filosófico original espírita (Kardec) por alguns pensadores?
7) Existe um “caminho do meio”, possível, de proveito do Animismo, nas atividades espíritas, ao lado da Mediunidade?
Assim, com o tema “Animismo e Mediunidade: prós e contras”, estaremos realizando mais uma live nos “Embalos de Sábado à Noite” do ECK. Na bancada, teremos a presença de Olney Leite Fontes (Portugal) e Antônio Carlos Amorim (SP), nos debates, sob a tradicional condução de Marcelo Henrique (SC), na Moderação.
Deixamos, assim, o nosso carinhoso convite para que você esteja conosco em mais uma edição dos “Embalos”, no sábado, 21 de fevereiro, a partir das 18h00 (novo horário), no canal do ECK no YouTube.
Então, acesse as nossas plataformas (abaixo) e vem conosco!
Até lá, gente!
*
A transmissão é simultânea, nos canais do YouTube:
https://www.youtube.com/@EspiritismoComKardec
https://www.youtube.com/@EspiritismoCast
Após a Live, o vídeo fica disponível nos mesmos canais acima.
E, também, em TODAS as plataformas de áudio (como Spotfy, Deezer, Amazon Music, Google Podcast, Apple Podcast, YouTube Music) para você ouvir em qualquer lugar! Não é fantástico?
Acesse, Siga-nos, Compartilhe, Ajude-nos a divulgar!




