Ah, a Liberdade! O que seríamos, nós, Espíritos, sem ela? Afinal, o Ser Espiritual é livre, conforme nos disseram as Inteligências Invisíveis, na vasta obra kardeciana. Há limites para essa liberdade, claro. Na condição de imaterialidade, isto é, no chamado “Mundo Espiritual” ou Erraticidade, a liberdade é condicionada pelo nível de progresso que a individualidade conquistou. Deste modo, cada um de nós pode estar nos ambientes compatíveis com a nossa posição na “Escala Espírita”, não podendo estar em orbes superiores ao nosso, que ainda é o de Expiações e Provas. E, quando encarnado, as limitações à liberdade são de dois contextos: 1) o físico-material-biológico, em razão das condições do corpo orgânico que nos serve de “hospedeiro” (“morada”); e, 2) as questões ético-morais que derivam da organização social e das leis humanas. Obviamente, para os espiritualistas (e, neste particular) os espíritas, há outras normas a seguir, condicionantes da nossa liberdade: As Leis Espirituais, Divinas ou Naturais (como está na Terceira Parte da obra primeira, “O livro dos Espíritos” (1857).
Por isso, a proposta desta edição dos “Embalos de Sábado à noite” é enfocar a LIBERDADE sob dois paradigmas: o da espiritualidade e o da materialidade. Vamos estar recebendo o psicanalista Leonardo Paixão (RJ) e a jurista Bianca Medran Moreira (RS). E, como você já sabe, o jornalista, advogado e administrador Marcelo Henrique (SC) estará na Moderação.
Na pauta, teremos alguns assuntos MAIS que necessários: 1) Liberdade de expressão x fake news; 2) Verdade e mentira na propagação doutrinária; 3) Ameaças à soberania de povos e Estados; 4) Liberdade no sentido material e no espiritual; e, 5) Quem pode se dizer realmente livre na atualidade planetária?
Sem querer dar qualquer “spoiler” do debate que estará em nossa programação, nos “Embalos” do ECK, queremos motivar você a se fazer presente, ao vivo, para contribuir com comentários e questionamentos, dentro dos parâmetros da dialógica, da dialética, dos contraditórios, no espírito do livre pensar que caracteriza a Filosofia Espírita e repisa o trabalho de Allan Kardec (1804-1869).
Por isso, vem com a gente! É neste sábado, 4 de abril de 2026, no novo horário, o das 18h00, no canal do ECK no YouTube!
Então, acesse as nossas plataformas (abaixo) e vem conosco!
Até lá, gente!
*
A transmissão é simultânea, nos canais do YouTube:
https://www.youtube.com/@EspiritismoComKardec
https://www.youtube.com/@TVespacoEspirita
https://www.youtube.com/@EspiritismoCast
Após a Live, o vídeo fica disponível nos mesmos canais acima.
E, também, em TODAS as plataformas de áudio (como Spotfy, Deezer, Amazon Music, Google Podcast, Apple Podcast, YouTube Music) para você ouvir em qualquer lugar! Não é fantástico?
Acesse, Siga-nos, Compartilhe, Ajude-nos a divulgar!




