Espiritismo com Kardec - ECK
Conteúdo com Liberdade de Pensamento
Imagem de Andrys Stienstra por Pixabay
::: Zeitgeist*
Imobilismo Doutrinário e Ortodoxia, Espíritas?

Kardec sempre primou por afastar o Espiritismo das crenças pessoais. Mas, como cientista e pesquisador, selecionou teorias que mais se conciliavam com seus entendimentos particulares, como qualquer humano o faria. Daí a guinada que ele dá, sobre a definição da Divindade, saindo da neutralidade para, seduzido pelas mensagens assinadas por Espíritos claramente identificados com o pensamento cristão, assumir a conotação de pessoalidade divina (um Deus à imagem e semelhança do homem).

No meio espírita contemporâneo, o contexto mais preocupante é a dogmatização do que "veio do Além", a validação sem exame crítico e lógica fundada nos princípios espíritas, de qualquer mensagem mediúnica, inclusive em relação aos próprios textos kardecianos, muitos dos quais produzidos para contextos sócio-históricos que desapareceram com o progresso humano-social.

O próprio Kardec alertou que o Espiritismo SÓ se rejuvenesceria e manteria a sua permanência no contexto da Humanidade, em duas situações: a primeira em função de "novas revelações" espirituais (compatíveis com o nível individual-social dos séculos vindouros), e a segunda, acompanhando a pesquisa e as comprovações das Ciências.

Mas, distante disso, temos um enorme contingente de espíritas - a maioria absoluta, dizemos nós - presos ao dogmatismo das convicções religiosas, políticas, econômicas, sociais e... doutrinárias. A pergunta, então, é: há como superar esse imobilismo dogmático e essa ortodoxia, não só de conceitos, mas, também, e mais fortemente, de atitudes e comportamentos? Kardec gostaria de ver isso entre nós e esta seria a prova inconteste de que, de fato, ENTENDEMOS a proposta espírita. Você não pensa assim?

Imagem de Robert Nilsson por Pixabay

::: Destaque
Imagem de Andrys Stienstra por Pixabay

Para conhecermos, efetivamente, o Espiritismo, necessário se faz o conhecimento da integralidade das obras de Kardec, seu fundador e, assim, realizar uma imersão filosófica e científica, progressista e livre-pensadora, genuinamente autônoma sobre o seu legado. A sua vasta produção literária – 32 obras – nos fornece os subsídios para a compreensão da extensão dos padrões éticos e morais que agitaram a sociedade do Século XIX, propiciando, nos séculos seguintes, os caminhos para o aprimoramento do ser no mundo e a infindável busca pelo conhecimento.

Baixe aqui a lista com as 32 públicações de Allan Kardec

::: Saberes do momento
O grande palco da existência humana, por Gerson Yamin
novembro 2, 2024
Gerson Yamin *** “Ói, olha o céu, já não é o mesmo céu que você conheceu, não é mais Vê, ói que céu, é um céu carregado e rajado, suspenso…
Leia mais...
Diante do tabu dos tabus, por Elusiane Prinz
novembro 2, 2024
Elusiane Prinz *** “A morte é um excelente motivo para buscar um novo olhar para a vida”, Ana Cláudia Arantes. *** O tema que é tabu dos tabus: a morte. …
Leia mais...
Quem tem medo da morte?, por Marcelo Henrique
novembro 2, 2024
Marcelo Henrique Foge no tempo a data exata em que a Igreja Católica Brasileira determinou a eleição do dia 2 de novembro como comemorativo dos mortos. Em seguida o Governo,…
Leia mais...
Da Uranografia da época de Kardec à Astronomia moderna – 2ª. parte, por Ricardo Andrade Terini
novembro 1, 2024
Ricardo Andrade Terini Grupo de Estudos Espíritas Ondas de Amor, São Paulo, SP, Brasil – https://ondasdeamor.com.br/ (Publicado originalmente no Jornal de Estudos Espíritas 11, 010203 (2023),
Leia mais...
Fadas e Bruxas, por Roseana Murray
outubro 31, 2024
Autofoto de Diana Souza Metade de mim é fada, a outra metade é bruxa. Uma escreve com sol, a outra escreve com a lua. Uma anda pelas ruas cantarolando baixinho,…
Leia mais...
Decepção, ingratidão, insensibilidade, por Maria Cristina Rivé
outubro 28, 2024
Maria Cristina Rivé *** A imperfeição, onde há decepção, ingratidão e insensibilidade, é aquele “cavalo que precisa ser domado”, que pula, corcoveia e é arredio. *** As questões 937, 938…
Leia mais...
Nascer de Novo, por Manoel Fernandes Neto
outubro 27, 2024
Por Manoel Fernandes Neto Não lute contra os fatos; um dia você vai nascer de novo. Não pense que este nascimento será sereno. Na maioria das vezes, ele é dolorido,…
Leia mais...
“Que Sono é Esse?”, por Espírito Alamar Régis de Carvalho
outubro 25, 2024
Espírito Alamar Régis de Carvalho Nota do ECK – No Espiritismo prático, Allan Kardec utilizou-se de critérios metodológicos para análise das mensagens dos espíritos, exposto  em  Autorité de la doctrine…
Leia mais...
A religião e a espiritualidade, por Teilhard de Chardin
outubro 24, 2024
Teilhard de Chardin *** Somos seres espirituais passando por uma experiência humana… *** A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma. A religião é para…
Leia mais...
O que o cérebro tem para ensinar aos médiuns? por Núbor Orlando Facure
outubro 23, 2024
O que o cérebro tem para ensinar aos médiuns? Núbor Orlando Facure *** Allan Kardec ensina que nossa alma, quando emancipada parcialmente do corpo, pode “enxergar” quadros ou cenários arquivados…
Leia mais...
A Mística de Jesus, por Marcelo Caetano Monteiro (*)
outubro 22, 2024
Por Marcelo Caetano Monteiro (*) Ele veio à terra… tão suave que de tanto o ser alguns diziam, que ele não andava, volitava por entre os homens! Já o viram…
Leia mais...
::: Parceiros

A cada edição do nosso newsletter, vamos trazer profissionais e organizações que colaboram com o grupo Espiritismo COM Kardec

Jornal Abertura - Instituto Cultural e Kardecista de Santos:

https://cepainternacional.org/site/pt/cepa-downloads/category/42-jornal-abertura-2024?download=323:jornal-abertura-outubro-de-2024#

 

Grupo de Estudos "O Legado de Allan Kardec":

https://www.geolegadodeallankardec.com.br/

 

Grupo Espíritas Progressistas:

https://www.facebook.com/groups/espiritasprogressistas

::: Releituras ECKcanas
O fetiche por “Nosso Lar”, por Maria Cristina Rivé e Marcelo Henrique
Maria Cristina Rivé e Marcelo Henrique *** Grande parte dos relatos contidos nas obras andreluizianas e em outros romances que lhe seguiram e que continuam a ser publicados, podemos inferir…
Acesse o artigo.
 
::: Kardec atual

"No seu aspecto religioso, a fé é a crença nos DOGMAS particulares que constituem as diferentes religiões e todas elas têm os seus artigos de fé. Nesse sentido, a fé pode ser RACIOCINADA ou CEGA.

A FÉ CEGA nada examina, aceitando SEM CONTROLE o falso e o verdadeiro, e a cada passo SE CHOCA COM A EVIDÊNCIA DA RAZÃO. Levada ao excesso, PRODUZ O FANATISMO. Quando a fé se firma no erro, cedo ou tarde desmorona.

Aquela que tem a verdade por base é a ÚNICA que tem o futuro assegurado, porque nada deve temer do progresso do conhecimento, já que o verdadeiro na obscuridade, também o é à plena luz meridiana.

CADA RELIGIÃO PRETENDE ESTAR NA POSSE EXCLUSIVA DA VERDADE, mas preconizar a fé cega sobre uma questão de crença é confessar a impotência para demonstrar que se está com a razão".

Kardec, em "O evangelho segundo o Espiritismo", Cap. XIX, item 6, na tradução de J. Herculano Pires, Ed. Lake, 59 ed., 2003, nossos os destaques.

::: Poesia infinita

"Mas eu não estou interessado em nenhuma teoria
Em nenhuma fantasia, nem no algo mais
Longe o profeta do terror que a laranja mecânica anuncia
Amar e mudar as coisas me interessa mais
Amar e mudar as coisas
Amar e mudar as coisas me interessa mais"

Antônio Carlos Belchior - Alucinação - 1976.

Não responda esse newsletter.
Para falar com o ECK, utilize contato@comkardec.net.br

* Zetgeist, em alemão,  significa "espirito do tempo".

Edições anteriores: N.1 | N.2 | N.3 | N.4

Envie este Newsletter para seu(sua) amigo(a) interessado(a) em Espiritismo.
Newsletter – Espiritismo com Kardec – ECK

Se você não deseja mais receber essa Newsletter, clique em unsubscribe, abaixo:

www.comkardec.net.br

facebook  youtube  instagram