O mês de abril foi muito especial para o Portal ECK. Como em todos os meses anteriores, nossa redação atuou com agilidade e planejamento, sempre sintonizada com o que acontece no mundo contemporâneo. Apresentamos — como sempre — um Espiritismo vivo, moderno, com um olhar para horizontes diversos, sem quaisquer rótulos ou ilusões.
Mas este mês teve características únicas. Duas comemorações estavam em nossa pauta mensal: o aniversário de 8 anos do Coletivo Espiritismo COM Kardec (11 de abril) e o aniversário da obra basilar da codificação, “O Livro dos Espíritos” (18 de abril). Somente esses dois acontecimentos já demandavam uma cobertura de excelência: conteúdos especiais, lives, uma entrevista com o criador do coletivo, Marcelo Henrique, depoimentos de ECKanos, além de outras ações e homenagens que nos encheram de alegria.
O exercício do jornalismo com uma linha editorial própria — marca indelével do ECK — também possibilitou disponibilizar um leque de conteúdos que se impôs naturalmente e impressionou pela variedade e importância neste abril.
Com recordes de audiência, o portal recebeu ainda outros aportes com temas como espiritualidade, sustentabilidade, inteligência artificial, inclusão, análise documental, política, democracia, filosofia, ciência — reflexões em mais de 35 textos que conectaram o Espiritismo com o mundo e a vida cotidiana, da mesma forma como Kardec enxergava o desenvolvimento da Doutrina e seu diálogo com todas as áreas do conhecimento.
Já no fim do mês, o surpreendente falecimento do papa Francisco emocionou a todos no ECK, embora estivéssemos conscientes de sua fragilidade física. A notícia nos levou à publicação de um editorial logo nas primeiras horas do dia, discorrendo sobre o legado de humanismo e justiça social deixado pelo pontífice, lamentando que sua trajetória de paz e serenidade tenha sido tão curta.
Nesta edição da Newsletter ECK, além do link para a nossa Biblioteca de Saberes, que reúne todos os materiais do ECK por ordem de entrada no portal, os editores destacam os conteúdos que marcaram este abril: um mês de muita emoção e “interminável” na história do ECK.
Boa leitura. |